Mãe, faz pra mim... Camarão na Moranga???

Mãe, faz pra mim preparou uma receita de estréia, daquelas de comer com os olhos e de joelhos!!!
O Camarão na Moranga aqui de casa faz sucesso até com quem não gosta muito de camarão, é uma receita que exige atenção à detalhes, como o ponto certo do cozimento da moranga e o camarão que para ficar no ponto não deve ficar muito tempo no fogo.
Veja essa delícia!!! Huumm!! Você pode fazer em casa!

Ficou assim!! Linda, não?






Vamos aos ingredientes!

1 Moranga amarela média
1 Pacote de tempero pronto para legumes (utilize o da sua preferência)
1 Cebola média
1 Pimenta vermelha (sem semente)
3 Dentes de alho
1 Tomate (sem pele e sem sementes, em cubos) ou 2 colheres de polpa de tomate
1 Vidro de leite de coco
1 Caixa de creme de leite
2 colheres de azeite de oliva (ou de sua preferência)
1/2 xícara de salsa picada
Sal à gosto
500g de Camarão (descascado e limpo)

Preparo da Moranga:

Primeiro passo é lavar, sem dó, a moranga... quando sua moranga estiver brilhando é preciso fazer o que servirá de tampinha, para isso, é preciso fazer o corte vertical, exatamente onde você percebe o cabinho da moranga, para facilitar o manuseio (ver imagens).

Após aberta é preciso retirar o "bagaço" com as sementes, pode utilizar uma colher de sopa, isto feito, é hora de levar a querida para o forno, para isso reposicione a tampinha da sua moranga e envolva totalmente em papel alumínio.

Asse em forno convencional temperatura de 220 graus, por cerca de 1 hora.

É importante ressaltar que sua moranga precisa estar cozida, porém firme para servir de travessa para seu molho, portanto precisa checar o ponto espetando a moranga por dentro (ai coitadinha), mas sim ela precisa estar macia por dentro para estar pronta. Após 40 minutos você pode fazer a primeira prova e vai controlando.

Preparo do molho:

Enquanto a nossa moranga está assando, partimos para os ingredientes do nosso molho!

Picar bem miudinho os dentes de alho, a cebola e a pimenta vermelha (sem sementes... não digam que eu não avisei), estes você refoga no azeite de oliva.

Depois de refogados é hora de acrescentar o tempero de legumes e sal à gosto (bem pouco,às pitadas para não salgar demais.

Vá experimentando seu molho), este refogadinho fica no fogo até secar um pouco o caldinho, então acrescente o camarão (sem mexer muito), o tomate picado e vá adicionando aos poucos o leite de coco, quando este molho começar a fazer bolhas, deixe por mais dois minutos.

Desligue e acrescente o creme de leite e metade da salsinha descrita nos ingredientes e está pronto!

Se tudo correu bem sua moranga se comportou e já está pronta, neste caso você salpica uma pitada de sal no interior dela, bem de leve para não salgar.

Acrescenta o molho com cuidado para não transbordar, quando estiver completa com o molho você salpica o restante da salsinha sobre a moranga para dar um charme e é só receber os aplausos, junto com os hummmm!!!


Os acompanhamentos foram um vinho branco (não estamos sendo patrocinados pelo Calamares, mas ele apareceu) um arroz branco e a maionese de batatas da nossa família, que é sucesso garantido e estará em um post deste blog, uma saladinha de alface (tímida que não quis ser fotografada) e uma "conservinha" de cebolinhas.

Espero que gostem, comentem, compartilhem!!!
Siga o maefazpramim e acompanhe nossas novidades!
Bon appetit

Comentários

Postar um comentário