Mãe faz pra mim?!... Bolinho de massa de pão, com calda de coco?!...

Essa massa é muito boa boa, por que, além de fazer bolinho, faz- se dela, pão e sonhos. Ela é muito versátil. Nessas medidas que vou passar para vocês, da para fazer as três  coisas ao mesmo tempo por que rende muito. Se optar só por fazer pão, rende dois pães de bom tamanho. Se for fazer bolinhos, a menos que seja para um batalhão para faze-la toda, ou faça só da metade da massa. Se fizer toda dá uma boa vasilha de bolinhos e sobra massa para um pão. se for fazer sonhos, dá uns 50. Então aí vai meu conselho se for fazer para poucas pessoas (4 ou 5) metade desta receita. Ficam muito gostosos esses bolinhos. Vale à pena o trabalho de sovar e fritar. Ficam macios por dentro e crocantes por fora. Vamos à ele:

Ingredientes:

3 ovos inteiros
3/4 de xícara de óleo
3 xícaras de água morna
2 colheres (sopa) de açúcar
2 pacotes de fermento de pão
1 colher (sopa) rasa de sal 
1 kg de farinha de trigo
1 gema para pincelar (se for pão)
Óleo para fritar (se for bolinho ou sonhos)

Calda de coco para os bolinhos:

1/2 pacote de coco sem açúcar
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Modo de fazer a calda:

Levar ao fogo o açúcar e a água, fazer uma calda. Quando essa tiver quase no ponto acrescentar o coco. Misturar aos bolos mexendo até secar e pronto.

Modo de fazer a massa;

 Coloque no liquidificador, os ovos, o óleo, a água, o açúcar, o fermento, e o sal. Bata durante 2 minutos. Retire do liquidificador despeje em uma vasilha, acrescente a farinha e sove até dar um ponto de massa de pão. Deixar a massa dobrar de volume, frite os bolinhos em uma quantidade de óleo que fiquem submersos.

 Se optar por pão, depois da massa crescida, sove separe em duas forma, deixe crescer uns 30 minutos pincele os pães com a gema, leve assar por uns 30 minutos em forno moderado e pre aquecido, 

Se optar por sonhos depois da massa crescida,  abra os pedaços de massa para formar as bolas, com a ajuda das mãos ponha a goiabada, doce de leite, creme ou o recheio de sua preferencia. Faça bolas, deixe crescer novamente por mais uns 30 à 40 minutos e frite em óleo quente. Cuide para que as bolas de massa, fiquem bem fechadas, para não vazar o recheio quando for fritar. Se quiserem podem  passar açúcar com canela, depois de fritos.

Espero que gostem e curtam. e até a próxima.



Comentários