Mãe, faz pra mim?!... Arroz com leite??... Essa receita é da vovó! Humm!

Arroz com leite, arroz doce, arroz de leite. Tudo a mesma delícia. Hehehe!! Essa receita de arroz de leite, aprendi com a vovó Dalila. Minha sogra querida, que já não está mais entre nós.Um amor de pessoa, cheia de histórias para contar. Quando tive meus filhos e estava amamentando, a história, era a seguinte. A vó Dalila, fazia esse arroz de leite e me dizia que era para ter bastante leite para os bebês. Claro que ela não estava errada, por que até água faz aumentar o leite durante a amamentação. Mas, aquele arroz era tão gostoso, que eu mesma queria passar só à arroz com leite. Hehehe!! Quando estava no hospital ainda, o amorzinho da vovó Dalila, aparecia lá com um pratinho de arroz com leite quentinho... Como assim quentinho?? Não esfriava até chegar ao hospital?? Tenho pra dizer... Não. Lá é tudo muito pertinho, uma cidade de interior. Tudo é logo ali. Até hoje aqui em casa no inverno, ou mesmo, quando a temperatura está mais amena, é muito bem vindo esse arrozinho doce da vovó... Vamos à ele??


Ingredientes:

1 litro de leite
1 xícara e meia de arroz
3 gemas
4 colheres (sopa) açúcar
6 pedaços de canela em rama 
8 cravos da índia 
1/2 leite condensado
canela em pó

Modo de fazer:

Leve ao fogo em uma panela, o leite, o arroz,  a canela em rama, o cravo. deixe ferver, mexendo seguidamente, para que não derrame e nem queime no fundo, até que o arroz fique cozido. O ponto para desligar é cremoso e o arroz cozido, se ele secar demais (por descuido) ponha uma xícara a mais de leite e assim que levantar bolhas, se não, é só acrescentar o leite condensado, deixar ferver até levantar e desligar . Reserve em panela tampada.
Bata uma gemada com as gemas e o açúcar da receita. Misture ao arroz e deixe por mais alguns minutos na panela tampada, para pegar bem o sabor e esfriar um pouco. Se você prefere comer quentinho, sirva em pratinhos e polvilhe canela em pó à gosto por cima do seu arroz com leite e saboreie. Tenho plena certeza, que se você é mais um admirador deste, Vai adorar esse receitinha da vovó.



Comentários