Mãe, faz pra mim!?... Sobremesa do Dia das mães, feita por meu filho... um Pettit Gateau. Hummm!!

No meu dia, nosso dia, como costumo dizer todos os dias são dias das mães,... ,mas, como tem esse dia para homenagear as mães, meu filho, o Fábio, costuma dizer, que é proibido mãe entrar na cozinha, neste dia, a não ser que seja para dar pitaco. Aí pode. Quem diz que eu aguento, nem que seja para fazer de conta que estou no controle, mas, estou lá. Hehehe!! Então ele que fez essa receita de Pettit Gateau, maravilhoso para nossa sobremesa, que era o meu desejo. É claro! Ficou muito delicioso. Foi aprovada por todos aqui em casa e aí resolvi postar para vocês. É uma daquelas que agrada à todos os paladares, inclusive, daqueles que costumam dizer não gostar de doces, como o pai de meus filhos. Esse falava que o pettit  Gateau, era um doce meio sem gracinha, comeu e elogiou muito. Fica um prato lindo, para qualquer ocasião, inverno e verão, pode ter certeza que vai agradar. Enfim, tenho que admitir ele mandou bem! Estava uma delícia. O Lauro assa uma carne como ninguém, filhos e netos reunidos. Um bom vinho. Sobremesa gostosa. E eu só na folga e dando pitaco. Tudo de bom. E então vamos ao Pettit gateau?? Ah! Essa foto com o buque foi servida por ele, que decorou especialmente para mim. Que bonitinho! Amei meu filho. Alias, meus filhos são uns amores. Amo muito... Qual é a mãe coruja, que não gaba seus filhos??... Bem vamos à receita.






Ingredientes:

5 ovos (inteiros)
5 gemas 
1 xícara de açúcar 
1 xícara de farinha de trigo
250 g de chocolate meio amargo
250 g de manteiga sem sal
Bolas de sorvete de sua preferência para acompanhar (eu usei de flocos)
calda de chocolate para sorvete ( para decorar)
leite condensado para (para decorar)

Modo de fazer:

Rale o chocolate e reserve. Em uma vasilha, derreta a manteiga em banho-maria. Ainda no banho-maria e com o fogo desligado, junte o chocolate ralado até derrete-lo. Reserve. Em uma vasilha, coloque os ovos inteiros e as gemas, bata com batedor manual, junte a farinha e o açúcar. Mexa até obter uma mistura homogênea. Junte o creme de chocolate, misture. Em forminhas apropriadas para bolinho pequenos, como cup cakes ou pettit gateau, no formato que desejar, se for descartável ou de metal, terá que unta-las com manteiga, se for de silicone não há necessidade de untar. Pre aqueça o forno à 200 graus C. Enquanto você enche as forminha e leve à assar por 5 minutos ou mais depende do forno. Verifique com uma faca ou palito (aqueles de churrasquinho) quando as laterais estiverem assadas e o centro meio mole está pronto. 

* Para servir sugiro, que se o bolinho já estiver frio, o ideal, é aquece-lo no micro por 15 segundos, um à um servindo com a bola de sorvete para acompanhar, decorar com fios de calda de chocolate e fios de leite condensado, à seu gosto e vá entregando para seus convidados para que não derretam.

Comentários