Mãe, faz pra mim?!... Carreteiro??...

Sempre que faço carreteiro lembro... Tínhamos um restaurante em Porto Alegre, e em uma ocasião fiz um carreteiro para uma pessoa famosa, um cantor, não posso mencionar nome... senão dá processo... Caprichei!! Fiz como sempre, que me era feito um pedido, mas, essa criatura não conhecia um verdadeiro carreteiro... Servi em um refratário de vidro com tampa de inox, todo bonitinho... E quando ele abriu... falou, que não tinha pedido uma sopa. Que queria um carreteiro.
Eu até achei engraçado. Mas, meu marido, ficou possesso, pois era tarde da noite e fiz mesmo assim com o maior carinho... e ele me sai com aquela...
É claro que cliente sempre tem razão, mas, meu querido marido que se doeu por mim...
Disse para ele: O senhor não deve ter muito conhecimento do que é um verdadeiro carreteio. E como vem do Rio de janeiro, vamos lhe dar um desconto, mas, carreteiro é assim mesmo e o de minha esposa é muito bem preparado e muito saboroso. Depois que o senhor provar, falamos novamente.
Não deu outra. Não sobrou carreteiro para contar a história.
Ele, agradeceu. Elogiou muito e pediu desculpas...
E nós na cozinha do restaurante, depois do acontecido... Só risos!!

Enfim, na sexta feira, já estou com pensamentos voltados para o sábado e domingo " descanso"
 Bem, o carreteiro, é simples, mas, gostoso, não dá "aquela bagunça" na cozinha.
Então é dia de carreteiro.
Pense comigo, colocamos muitos ingredientes, porém é um prato só.
É muito prático, pois é uma panela que você vai usar, e se é bem vindo em sua casa, como aqui.
Por que não?

Vamos à receita?


Ingredientes para 4 pessoas:

250 gramas de coxão mole ou de dentro (dependendo da região que você mora)
2 xícaras e 1/2 de arroz
6 vagens 
4 dentes de alho
1 cebola roxa média
1 pimenta vermelha (sem sementes)
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de cebolinha picada
1 cenoura
5 colheres de azeite de oliva
5 colheres de molho de soja
sal à gosto
pimenta do reino
pitada de açúcar
2 tomates sem pele e sem sementes ou 4 colheres (sopa) "de molho de tomate"

Modo de fazer:

Tirar todas as partes indesejadas da carne, deixa-la bem limpa. (sem bordas com gorduras e nervos)

Pica-la e reservar.

Lavar todos os legumes, tirar as cascas da cenoura, raspando, descascar os tomates, tirar as sementes da pimenta. Picar todos eles e reservar.

Levar à uma panela, de preferência de ferro. O azeite de oliva com a pitada de açúcar. 

Quando o açúcar queimar colocar a carne para refogar. (não mexa muito para não soltar muito caldo)

Quando essa tiver douradinha. Acrescente, os legumes e  a pimenta vermelha. Mexa.

Depois de refogados, acrescente a pimenta do reino o molho de soja e sal a gosto.

Acrescente o arroz, mexa para misturar bem. Deixe dar uma fritadinha. Cuide para não queimar.

Acrescente água. No carreteiro eu não costumo me medir, pois tem que por mais para ficar molhadinho. 

Então, ponha água que passe uns 3 cm da altura do conteúdo da panela. Quando tiver quase seco, experimente, para ver como está de sal (se precisar mais coloque) e se o grão tiver duro acrescente mais água.

* O ponto para servir é o arroz, cozido e com caldo. 
Sirva com salada de sua preferência.

Venha seguir o maefazpramim, ficarei honrada com sua companhia!!

Obrigada por estar aqui!! 






Comentários