Mãe, faz pra mim?!... Carreteiro de carne com arroz integral, picante??...

Esse carreteiro, foi um desejo repentino que me deu ontem à noite. Sabe aquela vontade de comer algo picante, tomar um bom vinho... Com o ar ligado no máximo, é claro, pois o calor ultimamente está insustentável. Mas, não resisti, e fiz... Gente! Ficou muito delicioso! Amei. Esse foi de comer rezando, literalmente. Ele ficou com uma cor maravilhosa, só de olhar dava água na boca. E depois de provar então. Hummm!! Não dava vontade de parar de comer. Bom espero ter um retorno. Se vocês fizerem, eu gostaria muito de saber, se era eu que estava com muita vontade, ou, ele ficou mesmo muito bom. Então vamos à ele:
ingredientes para 4 pessoas:
2 bifes grandes picados 
2 xícaras de arroz integral
2 pimentas vermelhas (sem sementes)
1 sache de molho de tomate tradicional (340 g)
1 cebola média 
1 pitada de açúcar
5 dentes de alho 
1 maço de vagens (umas 10)
2 cubo de caldo de legumes
sal temperado com pimenta à gosto  
5 colheres de azeite de oliva extra virgem
1 xícara de salsinha e cebolinha (1/2 de  cada)
(cuidado com o sal vá pondo aos poucos)


Modo de fazer:

Preparar a carne , tirar toda a gordura e ligamentos das bordas, pique ela e reserve. Descasque todos os temperos, tirando as sementes da pimenta, porque essas são ardidas, não esqueça também de tirar as pontas das vagens, antes de pica-las. Reserve. Se você tem uma panela de ferro, o ideal é faze-lo nela. Fica mais dourado o seu carreteiro e muito mais saboroso. Leve o azeite de oliva à panela, Quando estiver bem quente, coloque a pitada de açúcar, deixe queimar, e coloque a carne para dourar. Depois de dourada sua carne, ponha os temperos, o sal, e o caldo de legumes, todos, (menos o molho de tomate, esse vai depois do arroz), Quando os temperos estiverem bem dourados, ponha o arroz, mexa por uns 2 minutos e aí sim coloque o molho de tomate. Mexa por mais uns 1 minutos e ponha a água em seu arroz. A quantidade é 3 xícaras para cada, de arroz. Como o arroz integral é bem mais demorado para cozinhar, conforme vai secando você, experimenta e com certeza vai precisar colocar mais água. Vá colocando aos poucos e no final deixe molhadinho para servir. Não esqueça de provar o sal. Para finalizar, ponha 1 xícara (1/2 xícara de cada) de salsinha e cebolinha picada, deixe ferver um pouco mais e sirva.

OBS: Para quem nunca cozinhou o arroz integral, é normal que o grão não fique macio como o branco, ele não passa do ponto ao dente. 





Comentários