Mãe, faz pra mim?!... pudim de leite condensado??... à moda Lis.

Eu ponho à moda Lis, por que sempre tem uma diferença, do tradicional. Nunca! jamais! faço uma receita ao pé da letra. Minhas filhas que ás vezes me perguntam. Mãe, como tu fez esta receita?? E eu respondo, ou respondia: - Não sei! Não medi. Hehehe! Elas ficavam possessas comigo. Assim não dá, elas falavam. Como a gente vai aprender a fazer... Hoje elas já estão me ensinando muitas coisas... Inclusive a anotar tudo que faço. Qualquer receita, por mais simples que seja. Eu estou com meu caderninho ao meu lado, tudo para o papel... Imaginem eu passando uma receita para vocês... Sei lá quanto de farinha, açúcar, leite, etc. Vocês com certeza, não iriam gostar, né? Bem demorou mas aprendi mais esta lição. Sabem? O 1º pudim gostoso que comi foi de minha mãe, ela faz um pudim maravilhoso! ADORO! Herdei isso dela. Por que sei de muitas pessoas que não conseguem fazer um pudim, perfeito, redondinho, sempre que vão tirar da forma, desmonta todo, é um trabalhão. Depois de muitos eu faço uns perfeitos. Hehehe! Quanta modéstia! Mas vocês vão me dar razão, quando verem a foto do MEU PUDIM. Eu fico orgulhosa, sim. É tão bom tu ver uma obra tua dar certo. Espero de coração que o de vocês fique tão lindo e gostoso quanto o meu, ou, melhor. Boa sorte! Vamos à receita de hoje?? Eu sou fã incondicional de PUDIM DE LEITE CONDENSADO!!! AMO!
Esse que estou postando hoje, é aquele que fica com buraquinhos. Como vocês devem saber é o jeito de bater que faz isso e pequenas alterações na receita. Em outra de minhas postagens farei o outro sem buraquinhos que na minha opinião fica mais gostoso ainda, parece que acentua mais o sabor do leite condensado e fica mais cremoso... E aí vai ter pudim para todos os gostos.

Ingredientes ( para 10 pessoas);

2 leites condensados
3 medidas da embalagem do leite condensado de leite
5 ovos inteiros
1 xícara e 1/2 de açúcar ( para o caramelo)

Modo de fazer:

Pela 1ª vez na vida, bati meus ingredientes para o pudim, em uma batedeira. Leve todos os ingredientes de seu pudim à batedeira (se sua batedeira for planetária, ela tem proteção para não saltar líquidos para fora), com o batedor de claras, ou, ao liquidificador. Bata por 1 minuto, ou, até que misture bem todos os ingredientes. Reserve. Ponha o açúcar, para queimar, (mexendo sempre) na forma que você fará o pudim. Quando esse tiver dourado, dê mais uma batida no pudim, só para misturar o que sentou no fundo e despeje na forma, em cima do caramelo. Leve à chama do fogão em banho maria, para cozinhar, cuidando para que nunca falte água. Pois, se deixar secar a água do  banho, vai dar gosto de queimado em seu pudim. E outra, se a água for de mais quando ferver vai entrar na forma e alterar o sabor. Portanto, vá pondo aos poucos e fique atenta,para não faltar, nem por demais. É fácil, só não esquecer dele. Ele terá que ficar no fogo, por mais ou menos 1 hora, contada à partir do momento que começar a ferver. O ponto é quando você dá uma sacudidinha na forma e ele só dá uma tremidinha e fica firme.. Ele vai crescer, por isso, ponha em uma forma, um pouquinho maior.

OBS: Esse pudim pode ser feito assado também. Só não ficará tão majestoso. O assado dá uma murchadinha. 

Tenho um segredinho para desenformar, para não quebrar, ficar perfeito. Quando ele estiver no ponto, passe uma faca em volta dele, dê uma girada na forma, se ele girar, esta solto, leve à geladeira, assim que estiver bem frio, dê mais uma girada nele para ver se o açúcar não gelou demais, se isto aconteceu, aqueça um pouquinho a forma na chama do fogão,só para desgrudar o caramelo, (teste sempre se esta bem solto antes de virar,) vire-o no prato à ser servido. Se estiver com pressa, para seu pudim gelar mais rápido, leve ao freezer, mas não deixe congelar. Depois de virado passe-o para geladeira.

Não se preocupem é muito fácil, mas esses detalhes, são muito importantes, não posso deixar de citar todos. Se vocês são fãs de pudim, vale à pena. Na 2ª vez que fizerem, vão tirar de letra.
Espero que gostem e curtam. Até mais.


Comentários