Mãe, faz pra mim?!... Bolinho de Aipim??...

Aipim ou mandioca??... Hein?? Tem diferença?? Sim. Eu ando descobrindo coisas, que nem imaginava, saber um dia.
Lembro de ouvir meus pais falar quando pequena. (faz muito tempo isso... hehehe!!) Sobre uma mandioca braba, que podia até matar.
Se um animal comesse no campo, morreria. Então sempre tive dúvidas. Como saber a diferença?
E continuo com elas, por que dizem os entendidos, que á muito difícil saber qual é a "mansa" e qual é a "malvada"(risos), o pé, é praticamente igual.
Mas sei que, quem está plantando e manda para nossa mesa, sabe a diferença, isso me tranquiliza...um pouco.
Mas, por todas essas dúvidas. Vou colar um LINK, para que vocês saibam um pouco mais sobre esse tubérculo, conhecido por tantos nomes diferentes.
Me apavorei quando li sobre isso. Pois, a danada sendo da braba, pode matar mesmo, ela tem uma substância que provoca sufocamento em pessoas e animais.
Mas, mudando de malvada para boazinha, que receitinha de bolinhos de aipim, mais simples e gostosa, essa que testei em "my house."Uma delicinha, fofa e fácil de fazer...
Há muito tempo, tinha uma receita ótima desses bolinhos, mas, perdi e esqueci por completo.
Meu filho, sempre me cobrava.
 - Mãe, cadê aquela nossa receita maravilhosa de bolinho de aipim?? Eu testei muitas... Acreditem, com toda a simplicidade da receita, é difícil, saber exatamente o que por e o que tirar dela...
E eu sempre pecava por colocar mais ingredientes, nunca menos.
Eu colocava fermento, (não vai) farinha, (também não) leite, (não vai também) ufa!!
E assim foi muito tempo,... nunca ficava igual aquela velha e boa receita...
Cansei! Por uns tempos não quis saber mais de fazer os tais bolinhos...
Até que um belo dia... Acertei.
E agora ninguém me segura, acerto sempre....
Então, vamos a receita de bolinhos de "aipim" e esse é do confiável... Espero! (risos)


Ingredientes:

1 kg de aipim 
2 ovos
cebolinha e salsinha à gosto (pode por umas 5 colheres de sopa)
sal à gosto
óleo para fritar

Modo de fazer:

Cozinhe o aipim, de preferência em panela de pressão, pois ele é demorado o cozimento. Se for em panela normal, além de gastar mais gás, leva bem mais tempo.

Depois de cozido, escorra toda a água, tire os bagaços, em uma vasilha, que usará para fazer a massa, esprema-o, com um espremedor para fazer purê, ou amasse bem com um garfo. ( melhor a primeira opção)

Acrescente o sal, os temperos e os ovos, Bata com um batedor manual ou um garfo, para misturar bem os ingredientes.

Deixe descansar enquanto o óleo esquenta e frite os bolinhos às colheradas. Quando tiver dourado no lado de baixo, vire-o com a ajuda de um garfo.

Quando estiverem prontos, tire com a escumadeira. Tenha preparado, um prato com papel toalha, para coloca-los depois de fritos.

OBS: Essa massa fica mole. Um dos motivos para eu achar que ia farinha, mas, é assim mesmo, Não vai farinha.

Comentários