Mãe, faz pra mim?!... Bolo de fubá com coco??...

Este bolo de fubá é muito gostoso... a melhor receita de bolo de fubá que tenho.. agora... Eu não acertava esta receita., de jeito nenhum!!
Testava e só me decepcionava... pois ele sempre ficava muito seco, esfarelando.
Todo bolo de fubá tem um jeitinho para dar certo... e quando falo de certo, é macio, fofo e esse não ficava nada disso.
Ele não tinha liquido na receita...
Um dia liguei para minha primogênita, que é a boleira da família... Ela faz bolos como ninguém.
Ela me disse que estava certa a minha receita, mas, mesmo assim eu não acertava...
Aí só para variar resolvi mexer nessa receita, também.
Pois é, eu tenho essas manias de dar um toque meu e resolvi, deixar menos tempo assando e acrescentei leite de coco.
E deu muito certo, o bolo ficou muito delicioso, fofo e não ficou esfarelado.
Agora sim posso passar para vocês... Vai dar certo e vocês vão amar!
Além de ser bem simples de fazer, é a melhor receita de bolo de fubá que já provei! Bem modesta, né?? (risos)

Vamos à receita?

 Ingredientes para a massa do bolo de fubá com coco: 

4 ovos (claras em neve)
1 xícara de nata
2 xícaras de açúcar 
1/2 xícara de leite de coco
3 xícaras de fubá de farinha de milho
5 colheres de coco ralado miúdo (  desidratado, sem açúcar)
1 pacote ou uma colher (sopa) cheia, de fermento em pó para bolo

Ingredientes para a cobertura:

1 leite condensado 
1 creme de leite
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (rasa) de manteiga ou margarina sem sal

Modo de fazer a massa do bolo:

Em uma batedeira, bater as claras em neve. (Se você só tem uma bacia na batedeira, reserve as claras em outro recipiente.)

Leve à batedeira a nata, o açúcar, as gemas. bata até ficar cremoso.

Acrescente, o coco, o leite de coco, o fubá, e o fermento. Bata novamente até misturar bem todos os ingredientes, por uns 3 minutos.

Por ultimo e à mão misture as claras em neve.

Leve para assar em forma (alta com furo no meio) untada e enfarinhada, em forno pré aquecido, 180 grau, por uns 25 minutos (depende do forno). 

Se optar por uma assadeira baixa. Em 20 minutos no meu forno, está assado.

* O ponto é o palitão sair úmido (sem massa grudada)
Bem, acho que ficou bem entendido, né?   

 Para a cobertura: (enquanto seu bolo assa)

Fazer um brigadeiro, no ponto mais mole, com os ingredientes à cima.

Leve ao fogo em uma panela, todos os ingredientes, fogo brando, mexendo sempre.

O ponto é  quando  começar a engrossar, desligar. Cobrir e reservar e bolo.

* Para desenformar seu bolo e não correr o risco de quebrar. Depois de assado, deixe-o coberto com um pano, na forma, até ficar  morno. Então solte as laterais passando uma faca. Dê umas sacudidinhas nele, para ter certeza que já soltou. Aí sim, vire-o e  ponha a cobertura.

Delicie-se!! Nham! nham!

Siga o maefazpramim e acompanhe as delícias!!

Obrigada por sua companhia!!

Até à próxima!!  





Comentários