Mãe, faz pra mim?!... Roscas de massa de pão??...

E lá vamos nós, com mais uma receitinha "light".
Só por culpa do frio agora... nem é mais da chuva.
sempre tem que ter um culpado, né? (risos)
Estava com desejo de comer estas roscas,..
Mas, para falar a verdade nem ao menos sabia por onde começar...
A pessoinha, que fazia esta receita já não está mais entre nós, fazem alguns anos...
Eu às degustava, no lanche da escola, quando estava cursando o 2º grau em Barros Cassal.
Da cantina, ou  melhor, barzinho (da tia Almerinda) que chamávamos naquela época...uiii! Nem quero lembrar quantos anos faz isso...Alguns... Eu tinha 14 anos... "ai que coisa maravilhosa"!!
Uma cidade do interior do nosso Rio grande amado, muito acolhedora e lá habitam pessoas muito queridas.
Então... Fui por meu instinto culinário e pelo sabor que guardava, sei lá onde que se armazena... "lembrança de gosto" Hehehe!
Chego até sentir o sabor quando estou com muita vontade de comer algo.
Ontem à tardinha fiz as tais roscas e para variar não é que deu certo?... Quanta modéstia, né gente?
Mas, o importante é que deu e estou aqui para mais um post dos meus experimentos culinários.

Espero que gostem. É muito simples de fazer.
E nem demora tanto para crescer, se seguir minhas dicas abaixo.

Vamos à ela??


Ingredientes:

1 ovo 
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 pacote (10 g) de fermento biológico (instantâneo seco) para pães ou pizzas
3 colheres de óleo
1 xícara de leite morno  
400 g (mais ou menos) de farinha de trigo
Um pouco de canela em pó e açúcar refinado em um pratinho fundo
óleo para fritar (que fiquem submersas)

Modo de fazer;

Coloque em uma vasilha que dê para manusear a massa, a farinha, acrescente à ela o fermento (sem diluir). Misture.

Depois de misturados; acrescente, o açúcar e o sal. misture.

Agora, faça um buraco no meio desses ingredientes secos e coloque o ovo, o óleo e vá colocando o leite morno.

Vá misturando com a ajuda de uma colher de pau e quando não conseguir mais com esta, sove à mão.

Se precisar mais farinha, coloque aos poucos com as mãos.

Depois desovada a massa. Coloque para crescer, nesta vasilha dentro de algo com um pouco de água morna para crescer mais rápido.

 Quando ver que a massa está mais fofa vire conservando na vasilha e em cima da água morna, por mais alguns minutos. (total 30 à 40 minutos)

Faça suas roscas e deixe descansar uns 15 minutos.

Frite em óleo quente. Ponha em um prato com papel toalha e polvilhe canela e açúcar por cima.

Estão prontas para serem degustadas.




Comentários