Mãe Faz pra Mim?!... Doce de abóbora??... HUUMM!! Que delícia!!

Bom Dia! Pessoas Amadas! Tudo bem com vocês?

Em São Leopoldo, tudo gelado, uma delícia, bem frio!
Adoroo inverno!Dias como o de hoje.
 Lindo! Com sol e frio! Maravilhoso!

Hoje falamos sobre como fazer um belo, ou melhor,
dois, doce de abóbora.
Aqui em casa somos fãs incondicional desse doce.
O dia que o fiz, foi muito engraçado.
Quando falei que ia usar a cal culinário... UAU!!

Meu filho me disse:
- MÃE! TEM CERTEZA? CAL?
Na fórmula da bomba, mais potente,
também vai hidrogênio!Isso dá para ser ingerido?
Eu ri muito!

Ai, tive que me explicar com ele...
Os doces que faço, uso a cal virgem culinário. 
Ele é o mesmo que é usado nas construções, mas,
passa por alguns processos para virar algo comestível.
(Ele é encontrado em casas de materiais de construção)
Isso mesmo!

Então... fui pesquisar!
E como agora, estão com hábitos  "saudáveis"
Temos que ter mais cuidado com o que apresentamos
à mesa, não é mesmo?
Nossos filhos estão sempre de olho, em como é feito,
do que,...
Achei uma reportagem interessante,
a qual, o link, colei a baixo do texto,
se vocês, acharem que é necessário, saber sobre a cal,
então cliquem nele, para saber antes da receita.

Uma coisa eu garanto. Mal não faz!
Desde criança me deliciava com  esses doces feitos com cal.
E tenho minhas dúvidas, se eram ou não, culinário.
Naquela época, pegávamos, do solo, aquele que era usado
em construções... sério!

E hoje, estou aqui passando essa receita para vocês.
Agora concordam comigo, que mal não faz.
Mas, por favor!! Devido há tantas mudanças,
na fabricação dos produtos não tentem essa façanha.
Faça doces só com a cal culinária, para evitar eventuais
desconfortos.

Então vamos a receita desse doce maravilhoso que lembra,
a casa  da mamãe e por que não a da vovó?? Humm!
E vou dar duas receitas de doce de abóbora, para vocês.
Cristalizados e em calda.
Tudo é feito na mesma panela, só o final que é diferente.

Ah! A abóbora para esse doce, tem que ser de pescoço.
Aquela redonda tem mais bagaço e não vai ficar bom.
Usa- se só a parte do pescoço, o resto fica a seu critério,
na culinária.
A que fiz esse doce, é orgânica e grande. Uma maravilhosa!
Ganhei de uma querida amiga, a Noeli.
Só tenho a agradecer e te dizer Noeli: - Ficou DIVINO!

http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL479912-10345,00-CAL+VIRGEM+PODE+SER+USADA+NA+CULINARIA.html

Aqui está  o meu doce de abóbora:
 Com Calda

Cristalizado


(como a abóbora era grande, rendeu muito. Bem mais que nas fotos. 
Mas, aqui vai um conselho se sua família é pequena,
compre no mercado a quantidade necessária, para seu doce. 
(Para não haver desperdício)

Ingredientes:

2 kg de abóbora ( descascada, lavada e cortada em pedaços)
1 1/2 Kg (um quilo e meio) de açúcar cristal
6 cravos (para essa quantidade)
2 paus de canela 
água (até que cubra a abóbora na panela) 
4 colheres de cal culinário (encontrado em lojas de material de construção)

Modo de fazer:

Muito simples. Só requer mais tempo de espera para o preparo.

A abóbora depois de lavada, descascada e cortada em cubos,
 (se você prefere seu doce, com pedaços mais cheinhos, 
faça um furinho em cada lado dos cubos de abóbora com um palito) 
(Se  preferir que ele dê, aquela murchadinha, não faça os furinhos)

Ponha as abóboras em uma vasilha, cubra-as de água e coloque a cal.
Mexa para misturar a cal.
Deixe de molho por 2 horas, mexendo de quando em quando.
Esse tempo, é para que depois de pronto, seu doce fique sequinho 
por fora e macio por dentro.

Dado o tempo, ponha as abóboras num coador ou mesmo em uma bacia.
Escorra toda a água, lave-as, muito bem em água corrente.

Coloque o açúcar em uma panela grande, os cravos, a canela, as abóboras
cubra de água.

Deixe cozinhar até que elas fiquem sequinhas por fora e macias por dentro.
Mexendo de vez em quando, com colher de pau de baixo para cima para não
quebrar os pedaços. A calda tem que dar uma engrossadinha.

Se quiser seu doce na calda, deixe-as na panela até esfriar bem, 
para acondicionar em recipiente final, com tampa.

Se quiser cristalizado, ponha os pedaços em algo para escorrer o caldo
e passe no açúcar cristal.

Esta pronto seu doce!
E só degustar!
Espero que tenham gostado dessa dica!  
Qualquer dúvida, deixe sua pergunta em um comentário,
Ou, IMBOX  face.com/maefazpramim 
Que eu respondo para você!

Grande abraco e até a próxima!

Com carinho!

Lis



Comentários